A COOHABEL (Cooperativa Metropolitana de Habitação Popular de Belo Horizonte), foi fundada em 14 de setembro de 2001.

Missão

Nossa cooperativa tem por missão proporcionar qualidade de vida e segurança às famílias de baixa renda do município de Belo Horizonte e região metropolitana.

Visão

Contribuir através do cooperativismo para a aquisição do imóvel com preço acessível, viabilizando a conquista da casa própria para as famílias dos associados.

Valores

Nossos valores são: Seriedade, Responsabilidade, comprometimento e respeito.

Cooperantes fundadores

Itagório Célio dos Santos, Gilberto Marques, Pio XII Procópio de Alvarenga, Wellington Moreira Azevedo, Roberta Dias Santana, Édson Mafle Ferreira, Roni Celso Borges de Oliveira, Eliane de Brito Silva Cardoso, Maria Luiza de Jesus, Márcia Elizabeth de Matos, Vanessa dos Santos,Rosemaire Xisto Sabino, Mary Ângela Silva, Maria das Dores Gonçalves Pereira, Perina Fonseca Santos, Jucélia Lima dos Santos, Rosana Aparecida de Oliveira, Maria das Dores Oliveira Santos, Romilda Aparecida dos Santos Oliveira, Aparecida Rabelo de Almeida, Maria Aparecida Jesus de Oliveira,Maria Aparecida Zeferino, Silvia Nascimento da Cruz, Berenice Maria da Fonseca Rosa, Viviane Gomes Pereira, Patrícia Luzia da Cruz, Eva Rosa de Jesus, Ana Lúcia Girodo Brito,Rosãngela Batista e Gislene Marques Cunha.

Cooperativismo é a doutrina que preconiza a colaboração e a associação de pessoas ou grupos com os mesmos interesses, a fim de obter vantagens comuns em suas atividades econômicas. O associativismo cooperativista tem por fundamento o progresso social da cooperação e do auxílio mútuo segundo o qual aqueles que se encontram na mesma situação desvantajosa de competição conseguem, pela soma de esforços, garantir a sobrevivência. Como fato econômico, o cooperativismo atua no sentido de reduzir os custos de produção, obter melhores condições de prazo e preço, edificar instalações de uso comum, enfim, interferir no sistema em vigor à procura de alternativas a seus métodos e soluções.

História

A primeira manifestação concreta de cooperativismo ocorreu na Inglaterra, em plena Revolução Industrial, quando, em 1844, um grupo de 28 tecelões fundou a Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale. Logo em seguida, outras cooperativas surgiram em outros países da Europa, como na França e na Alemanha.

No Brasil, o movimento cooperativista foi iniciado em Ouro Preto (MG), em 1889, com a criação da primeira cooperativa de consumo de que se tem registro no país, denominada Sociedade Cooperativa Econômica dos Funcionários Públicos de Ouro Preto. Logo, o cooperativismo, se expandiu para Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, além de se espalhar em Minas Gerais.